Como Fazer o Cadastro de Clientes

Antes de dar inicio ao nosso passo-a-passo esteja ciente de que, se você não está conseguindo realizar função cadastro, é porque você não possui a permissão de realizar tal ação dentro do sistema.

O tutorial foi dividido em cadastro de pessoa “física” ( Do 4º Passo ao 6º passo) e pessoa “jurídica” (Do 7º Passo ao 9º Passo), então não se assuste com tantos passos! 
 
Diante disso, seguimos: 

 

1º Passo: Na aba lateral “menu de navegação”, clique em “Venda” > “Clientes:

3º Passo: Ao abrir o cadastro de clientes, terá as opções de fazer o cadastro de pessoa "física" ou jurídica":

4º Passo: Se escolheu o item, pessoa "física", tenha em mãos os seguintes dados, nome, CPF, RG, CEP (onde sistema já completa os itens "endereço" e "bairro"), número, complemento, estado, cidade, telefone, celular e E-mail, para as primeiras lacunas:

5º Passo: Nas ultimas lacunas de pessoa "física", você seleciona quem irá contatar caso necessário; a forma de pagamento; ("dias prazo pagto" só é preenchida caso a forma de pagamento for "venda a prazo"); informar se é cliente ativo ou bloqueado, se bloqueado dar os motivos na lacuna abaixo. Os últimos itens só serão preenchidos se a forma de pagamento for cartão de crédito.

Observação: "Cliente Mesa" é referente as comandas, geralmente são enviadas 50 comandas.

Se o cliente fizer parte dos pontos fidelidade, crie uma senha simples para controle.

6º Passo: Para finalizar o cadastro, clique em "inserir" ou caso esteja só consultando em "consultar" 

Observação: Se estiver apenas consultando, não é necessário preencher todos os dados,  somente dados principais como, nome e CPF já ajudam na hora da leitura!

7° Passo: Se escolher a opção de cadastro, pessoa "jurídica", tenha em mão as seguintes informações:
Razão social, nome fantasia, CNPJ, IE (inscrição estadual), CEP (onde o sistema já preenche as lacunas, "endereço" e "bairro"), número, complemento, estado, cidade, telefone, celular e E-mail, para preencher as primeiras lacunas.

O que é IE e como preencher?
IE é a sigla para INSCRIÇÃO ESTADUAL é um número que formaliza quem comercializa produtos e deseja emitir nota fiscal.

No caso de associações, órgãos públicos e etc, não possui um IE, então deixar em branco.
Preencher como "não contribuinte" quando não comercializa, por exemplo uma empresa de internet.

8º Passo: Para preencher o restante do formulário tenha as informações de pagamento ao seu alcance e prossiga:

9º Passo: E para finalizar, o processo é o igual ao anterior, clique em "inserir" ou caso esteja só consultando em "consultar" 

Observação: Se estiver apenas consultando, não é necessário preencher todos os dados,  somente dados principais como, nome e CPF já ajudam na hora da leitura!

Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com o nosso suporte!

Veja também

Como Fazer o Cancelamento de NF-e

 “Preciso fazer o cancelamento de uma NF-e e agora como faço?” Antes de iniciar  atente – se a principal regra para o cancelamento de NF-e:

Como Realizar Sangria e Suprimento

Uma das operações mais utilizadas no caixa são as SANGRIAS e SUPRIMENTOS e para a melhor compreensão vamos deixar disponível o método correto para realizar