Como fazer o envio das notas OFFLINE

O que é a NFC-E OFFLINE ?

Para fazer a emissão dos cupons fiscais NFC-E, é necessário estar conectado a internet, e os servidores da SEFAZ estarem operante.

Se no momento da transmissão do cupom fiscal, a SEFAZ não receber o xml do cupom emitido, que pode ocorrer por vários motivos, como oscilação da internet, instabilidade ou manutenção nos servidores da SEFAZ, o cupom é emitido em contingência, com o status de OFFLINE.

Mas o que isso significa ?

Significa que o cupom foi emitido, porém a SEFAZ não recebeu esse xml ainda. Então é necessário enviarmos a venda. Basta seguir o passo a passo abaixo para fazer o envio.

No momento do fechamento do caixa, aparecerá um aviso como este acima, indicando que existem cupons a serem transmitidos para SEFAZ. Se está mensagem não aparecer, significa que todos os cupons foram recebidos pela SEFAZ. Ao apertar OK, aparecerá uma pergunta, confirmando se você assume a responsabilidade pelo não envio dos cupons. Oriento a clicar em NO, e fazer o envio de todos os cupons antes do fechamento do caixa. Caso assuma a responsabilidade, e clique em YES, novamente aparecerá um novo aviso do não envio dos cupons OFFLINE.

Para fazer o envio dos cupons, feche a tela do FECHAMENTO DE CAIXA, caso esteja aberta, e clique em CONSULTAR VENDAS, no menu lateral esquerdo.

Ao abrir a tela de consulta de vendas: 1- Informar o período. Orientamos colocar dia 01 do mês anterior até a data atual; 2- Status: Filtrar apenas pelas OFFLINE; 3- No campo CAIXA, apagar o número do caixa atual e deixar em branco; 4- Clicar em CONSULTAR. Será listado todas as notas OFFLINE. Próximo passo é selecionar a venda, e clicar no botão ENVIA NFC-E OFFLINE, como abaixo:

Ao clicar em Envia NFC-e OFFLine, dará uma mensagem de cupom enviado com sucesso, e irá carregar novamente o grid de consultas. Caso aconteça algum problema no envio, significa que a SEFAZ recebeu o cupom fiscal emitido, porém não conseguiu devolver a confirmação. Nesse caso basta clicar no botão “Consulta Situação NFC-E SEFAZ”, como abaixo:

Basta fazer o mesmo processo com cada cupom emitido em contingência ou OFFLINE, e depois prosseguir com o fechamento do caixa.

Qualquer dúvida, só auxílio nos primeiros envios, basta contactar nosso suporte!!!​

Veja também

Como Fazer o Cancelamento de NF-e

 “Preciso fazer o cancelamento de uma NF-e e agora como faço?” Antes de iniciar  atente – se a principal regra para o cancelamento de NF-e:

Como Realizar Sangria e Suprimento

Uma das operações mais utilizadas no caixa são as SANGRIAS e SUPRIMENTOS e para a melhor compreensão vamos deixar disponível o método correto para realizar